SINTRAJÓIAS – Sindicato dos trabalhadores nas Indústrias de Joalheria, Lapidação de Pedras Preciosas, Bijuterias, Ourivesarias, Relógios e de Profissionais de Assistência Técnica em Relojoaria do Estado de São Paulo

Escola de formação profissional do SINTRAJOIAS capacita mais de 20 mil pessoas


A escola de formação profissional Joia Rara foi uma iniciativa pioneira no país, criada no ano de 1997, por Flavio Washington Inácio de Souza, ex-presidente da entidade.

Com objetivo principal de formar novos profissionais e requalificar a mão de obra, considerando que havia uma grande carência de trabalhadores especializados no mercado, pois as profissões relacionadas ao setor podem ser consideradas como artífice e passadas de pai para filho. Muitos profissionais aprendiam as técnicas dentro das fabricas, o que não era muito interessante para os empregadores, pois a matéria prima utilizada sempre teve um valor altíssimo, não suportando perdas.

Em 1997, a escola de formação profissional do SINTRAJOIAS, se resumia uma sala de 10m², com capacidade de 6 alunos por turma, localizada dentro da sede do sindicato em São Paulo, com apenas o curso de lapidação de pedras preciosas.

Posteriormente, no ano de 1998, a diretoria do sindicato inaugurou o complexo educacional Flavio Washington Inácio de Souza, localizado na Rua Abolição, 233, Bela Vista.

O Complexo é composto de salas de 30 a 50m², com capacidade de 20 alunos por turma. As disciplinas de ourivesaria, cravação, fundição em cera perdida, lapidação de pedras preciosas e relojoaria passaram a integrar a grade dos cursos.

Nesta época foi realizada uma parceria com o projeto social da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT/SP), que promovia incentivos ao ensino profissionalizante gratuito para toda população do estado de São Paulo. Outro importante projeto criado foi para ministrar cursos para menores infratores que se encontravam em regime de reclusão na FEBEM.

Assim, ampliamos as oportunidades e realizamos projetos importantes para a sociedade.

Em 2002 foi inaugurada a escola de formação profissional no município de Limeira, com objetivo de expandir esta ideia de formar novos profissionais e requalificar mão de obra dos trabalhadores da região.

Limeira representa um polo industrial no setor de folheados e semi-joias, os cursos oferecidos tem suas disciplinas voltadas para esta realidade, sendo oferecido os cursos de: ourivesaria, cravador, solda fria e galvanoplastia.

Mais de 20 mil alunos já passaram pela escola de formação profissional do SINTRAJOIAS.

Em 2019, a escola passou por uma reestruturação, foram atualizados alguns equipamentos, maquinários, material didático, adequando todo o sistema às normas de segurança do corpo de bombeiros e oferecendo melhor atendimento aos alunos.

Aprenda uma profissão rara e seja uma joia no mercado de trabalho!


Parceiros:

Sede Central :
Rua Jardim Francisco Marcos, 44
Bela Vista - São Paulo - CEP: 01319-050


(11) 3106-9122


contato@sintrajoias.com.br